26.1.07

Rindo para não deixar de existir...

"Dou uma volta pelos blogs, grandes egos, críticos do que não conhecem nem querem conhecer, de circunstâncias que ignoram, de vida convencional, folgada e composta. Mas de que se queixam? Deviam rir mais. Deles mesmos, até." misspearls.blogspot.com

Os blogs se misturam. Se entrelaçam. Se perdem uns nos outros tais como as personalidades de pessoas que não sabem mais quem são.

Enfim, resolvi trazer esse pedaço de blog para cá por me lembrar de um pedaço de um livro que está lá e que se juntou com um pedaço de idéia minha que está aqui.

As pessoas riem de si próprias. Verdade. Acho que é uma espécie de tentativa desesperada de continuarem existindo. Ao menos, existindo socialmente. Ou seja, existindo. Dizem que cada pessoa tem uma face, uma máscara, uma persona, para cada pedaço de conversa no qual podem vir a se trombar, nesses acidentes cotidianos que são os esbarrões de pessoas com pessoas. Você espera uma máscara do outro tanto quanto o outro espera uma máscara de você, e a vida não é mais do que conversas acidentais que podem ser perfeitamente metaforizadas em forma de grandes batalhas em que os soldados - nós - se degladiam - às vezes contra nós mesmos - para fazer de conta que nossas máscaras são reais. Não que não sejam. Não que haja algo por detrás da máscara. Não também que não haja.

E soldado que é soldado, perde. A diferença é que, ao contrário da guerra das armas, o soldado das palavras cicatriza sua máscara rindo da própria fala que o outro não autorizou. — Imagina, não foi isso o que eu quis dizer. Minhas palavras tortas são boas ao menos para o riso, mas, de fato, concordo contigo, senhor da razão. Como sempre.

O dia em que toda palavra for seguida de uma gargalhada, será um dia em que reconheceremos nossa incapacidade de dizer verdades.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Tudo bem... com pálpebras mais ou menos abertas e fechadas...
mas calem esse anúncio!
Calem os gritos dos frangos.
Mas tudo bem
O blog promete
:)

27 janeiro, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Não entendi qual anúncio deve ser calado. Não que eu tenha intenção de me calar sobre qualquer coisa, mas é bom entender sobre o quê não estou me calando ;-)

Obrigado pelo 'blog promete'. Assim espero, mas não prometo nada.
:)

28 janeiro, 2007  

Postar um comentário

<< Home