25.1.07

Sobre a Pálpebra ou Mito fundador deste blog.

Pálpebra.

do Lat. palpebra
s. f.,
membrana pregueada revestida de pele que protege e cobre exteriormente os olhos de alguns vertebrados, sendo uma superior (só esta se pode considerar móvel no ser humano) e outra inferior. (Dicionário Priberam)

Ao contrário do que prega o dicionário com suas ideologias confusas, porém, a proteção concedida pela pálpebra pode não ser mais do que reles ilusão...

"Meus berros silenciosos não acordam ninguém
enquanto meus olhos fechados são traídos
pela transparência de suas pálpebras." (Eu).

...apesar de outros ainda acreditarem em sua glória na eterna batalha contra o algo...

"Uma pálpebra,
Mais uma, mais outras,
Enfim, dezenas
De pálpebras sobre pálpebras
Tentando fazer
Das minhas trevas
Alguma coisa a mais
Que lágrimas." (Leminski).

Mas o dicionário tem uma certa razão. A pálpebra "protege e cobre exteriormente os olhos de alguns vertebrados". Exteriormente. Estou ainda a esperar pela pálpebra interna que irá proteger-me contra minhas próprias trevas — muito mais infinitas que o Sol.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Lindo poema de Leminski, belo mito de fundação do blog, bonito, bonitíssimo blog. Gostei.

05 março, 2007  
Blogger Lasevitz said...

Obrigado Fábio. Espero que leias também meus outros textos neste blog.

Aliás, tens um blog também?

05 março, 2007  

Postar um comentário

<< Home